A importância da Educação Inclusiva
A Educação Inclusiva é um tema muito importante no cenário da Educação, pois traz como eixo principal o respeito às diferenças de cada indivíduo que frequenta o “mesmo ambiente escolar”. E abrange desde a Educação Infantil, até a Universidade. No dicionário Aurélio, o significado da palavra “inclusão”: ação ou efeito de incluir, a etimologia da palavra inclusão vem do latim includes, “fechar em, inserir, rodear”, de in, “em”, + claudere, “fechar.
Inclusão é o mesmo que colocar dentro alguma coisa que esteja do lado de fora. A Educação Inclusiva, permite ao estudante com deficiência assimilar os mesmos conteúdos de acordo com sua idade cronológica e a série que está cursando de maneira adaptada.
Está embasada na (LBI) Lei Brasileira de Inclusão, criada em 06 de julho de 2.015 através da Lei no 13.146 também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. E também na (LDB 9394/96,) Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional, sancionada em 20de dezembro de 1.996.
Através da Educação Inclusiva aquele estudante é capaz de se adaptar ao mercado de trabalho, com a Lei de Cotas, Lei para Pessoas com Deficiência, Lei no 8.213, criada em 24 de julho de 1.991. Essa Lei de maneira indireta traz como “pano de fundo”, a escolaridade inclusiva e adaptada que fez parte da vida escolar daquele profissional com deficiência.
A a Unival auxilia escolas e universidades a implementarem estratégias eficazes para garantir que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades, tenham acesso a um ensino de qualidade e inclusivo.
Além disso, a Unival promove capacitações e orientações sobre a aplicação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando que gestores e educadores estejam preparados para atender às diretrizes legais e pedagógicas.