Thaís Rufatto dos Santos Nascida em São Paulo capital no dia 21/12/82. Pedagoga formada pela Universidade Ibirapuera há 22 anos.
Psicopedagoga associada à Associação brasileira de Psicopedagogia(Abpp), atua na àrea clínica e institucional há 17 anos.
Formação
- Pós graduada em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco.
- Pós graduanda em Neuropsicopedagogia pela FAMART
- Especialista no desfralde de crianças com deficiência , elaborou um projeto cujo objetivo é desfraldar a criança com deficiência em 5 passos.
Atuação
- Atua com a elaboração de adaptação curricular para as escolas com alunos com deficiência. E também na elaboração do PEI.
- Faz assessoria individual para professores da educação infantil, ensino fundamental I e II, Ensino
médio e também Universidade, auxiliando o professor na didática adequada para adaptar aquele
conteúdo para aquela determinada deficiência. - Trouxe para a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, um trabalho pioneiro: Criou desde o ano de 2.004, a Catequese Inclusiva, desde o título até o conteúdo, cuja metodologia aborda
como o catequista irá adaptar aquele determinado assunto para cada deficiência. - Coordenou a Pastoral da Pessoa com deficiência na Diocese de Santo Amaro por 8 anos e 7 meses, junto com um padre que teve Poliomelite na infância.
- Possui três livros publicados: o 1º o “Manual Prático para Catequistas”, tem a carta de reconhecimento do papa Bento XVI. E o imprimatur do atual bispo emérito da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Antônio Figueiredo.
- Elaborou no ano de 2.004, o Projeto Diocesano de Catequese Inclusiva chamado “Uma Catequese de Qualidade para Todos”.
- Implantou na modalidade virtual o Projeto Diocesano de Catequese Inclusiva na Arquidiocese do Rio de Janeiro.
- Faz lives voltadas à Catequese Inclusiva via Google MeetFaz assessoria individual na modalidade virtual, para Catequistas orientando sobre a adaptação da metodologia da Catequese Inclusiva, para cada deficiência.
Os demais livros, também voltados para a Catequese Inclusiva, publicados pela Paulinas
Editora, são eles: Catequese Inclusiva da Acolhida na Comunidade à Vivência da Fé e Iniciação à Vida Cristã Eucaristia
(Este livro é composto por 41 encontros, é uma coleção do NUCAP que aborda livro do catequista, da família e também do catequizando, Thaís Rufatto elaborou a adaptação de cada um destes encontros para cada deficiência.)
Viajou ao longo dos 20 anos à frente da Catequese Inclusiva, para vários Estados Brasileiros com o objetivo de implantar a Catequese Inclusiva e também o Projeto Diocesano de Catequese Inclusiva chamado “Uma Catequese de Qualidade para Todos”. Elaborado desde o ano de 2.004.
Participou do filme da Campanha da Fraternidade de 2.006, produzido pela Verbo Filmes, falando sobre a Catequese Inclusiva, “sob a frase: a base de TUDO é o amor”.